Comissão Geográfica e Geológica

Documentos do Passado – 1886 a 1931

Aldeia Cuyabá - Índios Cayuás Rio Paranapanema
Aldeia Cuyabá - Índios Cayuás Rio Paranapanema

A exposição apresenta a Comissão Geográfica e Geológica e seu pioneirismo no campo das ciências naturais no Estado de São Paulo, e resgata o processo de ocupação do espaço paulista e as transformações decorrentes.

Mostra a tecnologia do fim do século XIX e começo do século XX, e faz uma análise dos tipos de equipamentos, sistemas de estudos e pesquisas e o material produzido com os resultados das pesquisas, nas chamadas terras desconhecidas do território paulista. Assim, difunde a importância desse trabalho.


Salto do Rio Pary
Salto do Rio Pary

A exposição é composta por dois ambientes: o de Campo e de Escritório, que tentam, em sua proposta, demonstrar como eram feitas as pesquisas, as formas de coleta de dados, o desbravamento da mata, os equipamentos utilizados, os trabalhos realizados e principalmente os resultados desses levantamentos e pesquisas, na forma de publicações, mapas e relatórios.

A exposição encontra-se organizada para situar o visitante no contexto histórico, mostrando o trabalho explorador e científico das diversas expedições em solos virgens e desconhecidos e a forma como repercutiu na ocupação territorial do estado e na paisagem atual.


Transporte de Sucuris - Rio Grande
Transporte de Sucuris - Rio Grande

Praia do Rio Paraná
Praia do Rio Paraná