Oficinas

O MUGEO oferece ao público, escolas e instituições educativas, oficinas monitoradas de sensibilização, desenvolvidas com base em uma coleção didática de rochas, minerais e fósseis, e na exposição de temas ligados às geociências e à questão ambiental.

As oficinas consistem no manuseio desses materiais, e procuram transmitir informações por meio dos canais sensoriais:

  • visão – diversidade visual dos artigos apresentados, como forma, cor, organização tridimensional;
  • tato – texturas, densidades, temperaturas;
  • olfato – os diversos cheiros das rochas e minerais;
  • audição – percepção das inserções de conteúdo;
  • paladar – gosto e o sabor dos minerais como, por exemplo, o sal.

Oficina Interativa

A começar da própria imaginação do grupo são desenvolvidos conceitos sobre: as definições de rochas e minerais e sua utilização na vida cotidiana; água (poluição/contaminação); lixo e depredação ambiental (recursos não-renováveis); fósseis e extinção, evolução e preservação; cadeia alimentar e a relação do ser humano com o meio ambiente. Analisa-se o papel que o homem exerce na natureza, como influenciador dos processos atuais, com base no conceito do tempo na escala geológica e aborda-se também a percepção do recente e poderoso papel da espécie humana na Terra: o homem como produto da própria natureza, resultado do processo evolutivo inerente ao Planeta.

As oficinas são realizadas de terça a sábado, em quatro sessões, às 9h30, 10h30, 14h00 e 15h30, para turmas de até 35 alunos.

Para agendar, os interessados devem entrar em contato com o MUGEO.